Mega Evoluções e suas utilidades
Como devem saber, estamos próximos de uma mudança completa no sistema de batalha do Pokémon Age e com isso, muitas mudanças vão ocorrer
Uma delas é o limite de 1 mega evolução por batalha
Com isso, será necessário escolher bem qual mega usar nas batalhas
Nesse post vou comentar uma a uma sobre todas as megas, suas abilitys e de quais formas podem ser uteis.
Mega Evolution
As Mega Evolution foram implementadas na sexta geração. Sendo uma mecânica simples.
Para uma Mega Evolução acontecer, é necessário que o Pokémon esteja equipado com sua própria Mega Pedra. Por exemplo, para um Charizard virar um Mega Charizard Y , você precisa equipar seu Charizard com a
Charizardite Y
Não se esqueça, ao equipar uma Mega Pedra em um Pokémon, ela não poderá ser desequipada.
Você pode encontrar as Mega Pedras no Poké Mart
Quando um Pokémon Mega Evolui, ele tem sua aparência alterada temporariamente, junto a seus status base que aumentam em 100 pontos distribuídos em seus status com exceção do HP, sua ability também muda, podem ser melhor, semelhante ou pior que de sua forma original.
Existem um total de 48 Mega Evoluções diferentes
Mega Abomasnow
Types : Ice/Grass
Ability/Habilidade : Snow Warning
Efeito : Invoca uma tempestade de granizo para o campo por 5 turnos
Utilidades : Bom para ser usado em times de neve, Blizzard tem 100% de acerto, alguns Pokémon tem abilitys que comba com essa, como Beartic que tem Slush Rush, ability que aumenta a speed do Pokémon quando ta nevando no campo
Mega Absol
Type : Dark
Ability/Habilidade : Magic Bounce
Efeito : Devolve pro campo do oponente coisas que deveriam sujar seu próprio campo, como stealth rock, spikes, e alguns efeitos como toxic
Utilidades : Essa ability é especialmente boa pra quem não quer perder um move ou gastar um Pokémon inteiro com foco em sujar o campo do oponente, se usar no momento certo, impede seu próprio campo de ficar sujo ao mesmo tempo suja o campo do oponente.
Mega Aerodactyl
Types : Flying/Rock
Ability/Habilidade : Tough Claws
Efeito : Aumenta o dano de movimentos de contato em x1.3
Utilidade : Aqui a coisa é simples, dar ainda mais dano que o normal, porem, só com movimentos que fazem contato no oponente
Mega Aggron
Types : Rock/Steel
Ability/Habilidade : Filter
Efeito : Reduz 25% de dano efetivo recebido, se o dano for x2, vai ser reduzido a x1.5, se for x4, será reduzido a x3
Utilidade : Mais uma Ability de efeito simples , é simplesmente fazer o Pokémon tomar um pouco menos de dano
Mega Alakazam
Type : Psychic
Ability/Habilidade : Trace
Efeito : Copia a Ability do Pokémon oponente , sempre que o M.Alakazam entra em campo
Utilidade : Olhando assim, não parece ser uma ability tão útil, mas , se copiar a ability certa, mega alakazam pode ficar ainda mais forte do que já é, a ability das Ultra Beasts, o “Beast Boost” que aumenta o maior status do Pokémon quando ele derrota um Pokémon, nesse caso, alakazam pode ter seu SpATK aumentado a cada vez que ele derrotar um Pokémon
Mega Altaria
Type : Dragon/Fairy
Ability/Habilidade : Pixilate
Efeito : Transforma ataques Normal-Type em Fairy-Type a adiciona um boost de 20% de dano, alem de pegar o stab. Isso significa que o movimento tem um aumento de Stab + Boost da ability
Utilidade : Isso é útil por alguns motivos, principalmente pra uma M.Altaria física , usando return ou frustation que são moves normal-type que podem ter até 102 de power, o dano dado é enorme, um move com 102 de power fairy-type, com stab e o boost da ability
Mega Ampharos
Types : Dragon/Electric
Ability/Habilidade : Mold Breaker
Efeito : Ignora a ability do Pokémon oponente, seja mudança de status, precisão ou imunidades
Utilidade : O melhor exemplo que pode ser dado é a Ability Levitade, que faz com que o Pokémon não toque o chão, mesmo não tendo do Flying-Type, um Pokémon com Mold Breaker acertaria um Pokémon com Levitate com Earthquake , ignorando completamente a ability. Clique Aqui para ver todas as Abilitys que Mold Breaker Ignora.
Mega Audino
Type : Normal/Fairy
Ability/Habilidade : Healer
Efeito : Tem 30% de curar efeitos como Burn e Poison de um Pokémon aliado que esteja ao lado
Utilidade : Aqui temos um caso interessante de um Pokémon que acaba por ser melhor sem a Mega. A Audino normal pode ter “Regenerator” , que cura o Pokémon quando ele sai de campo. Apesar da ability não ser muito interessante, M.Audino é um bom Pokémon de Suporte, tendo vários ataques de efeito que podem ser uteis , dando suporte a todo o time, alem do Pokémon tem Bons status de HP,DEF e SpDEF.
Mega Banette
Type : Ghost
Ability/Habilidade : Prankster
Efeito : Adiciona prioridade +1 a movimentos de status , como toxic e will-o-wisp, fazendo com que possa ser usado na frente de Pokémon mais rápidos e que não estiverem usando nenhum move com prioridade. Porem, o movimento não afetara Pokémon Dark-Type
Utilidade : A coisa aqui é bem simples, M.Banette consegue usar toxic, will-o-wisp e etc,na frente de seus oponentes mesmo se for mais lento, assim você não vai ter tanto problema em deixar o oponente com seus Pokémon envenenados ou queimados
Mega Beedril
Types : Bug/Poison
Ability/Habilidade : Adaptability
Efeito : Aumenta o bônus de stab aumenta para x2 em vez de x1.5
Utilidade : Ability simples, com foco em dar mais dano que o normal, usando como exemplo, um u-turn usado pelo M.Beedril teria 105 de power devido ao stab, por causa da ability, u-turn passa a ter 140 de power.
Mega Blastoise
Type : Water
Ability/Habilidade : Mega Launcher
Efeito : Aumenta 50% de movimentos de “Aura” ou “Pulse”
Utilidade : Mais um dos Megas que tem foco em dar muito dano, o boost de 50% em alguns moves que já tem um Power alto, faz o M.Blastoise bater bem forte.
O aumento de dano fica assim
- Aura Sphere – 80(Power) > 120(Power)
- Dark Pulse – 80(Power) > 120(Power)
- Dragon Pulse – 85(Power) > 123(Power)
- Water Pulse – 60(Power) > 90(Power)
Mega Blaziken
Type : Fire/Fighting
Ability/Habilidade : Speed Boost
Efeito : Aumenta 1 Stage de speed a cada fim de turno em que esse Pokémon permanecer em campo.
Utilidade : Outra Ability simples, quanto mais tempo ficar em campo, mais speed esse Pokémon vai ganhar. Pokémon com Speed Boost normalmente são acompanhados de Substitute no moveset , de forma que o Pokémon se esconda atras do substituto e possa aumentar seus status enquanto batalha
Mega Camerupt
Types : Ground/Fire
Ability/Habilidade : Sheer Force
Efeito : Aumenta o power de movimentos com efeitos em 30% porem remove o efeito do movimento
Utilidade : Ability simples e que serve pra aumentar o dano que o Pokémon vai dar. Por exemplo, Flamethrower tem 90 de power e um efeito de 10% de chance de causar burn ao oponente, com sheer force o power aumenta para 117 porem anula as chances de deixar o oponente com Burn.
Mega Charizard X
Types : Dragon/Fire
Ability/Habilidade : Tough Claws
Efeito : Aumenta o dano de movimentos de contato em x1.3
Utilidade : Aqui a coisa é simples, dar ainda mais dano que o normal, porem, só com movimentos que fazem contato no oponente
Mega Charizard Y
Types : Fire/Flying
Ability/Habilidade : Drought
Efeito : Invoca Sol para o campo por 5 turnos
Utilidades : Essa é uma Ability bem útil ,seja pra time de Sol quanto um time normal. O sol em campo adiciona vários efeitos legais, entre eles, boost de 50% em movimentos Fire-Type, Solar beam não precisa carregar, movimentos water-type tem uma redução do seu dano em 50%, Pokémon que tenha a ability “chlorophyll” tem a speed dobrada e entre outros.
Mega Diancie
Types : Fairy/Rock
Ability/Habilidade : Magic Bounce
Efeito : Devolve pro campo do oponente coisas que deveriam sujar seu próprio campo, como stealth rock, spikes, e alguns efeitos como toxic
Utilidades : Essa ability é especialmente boa pra quem não quer perder um move ou gastar um Pokémon inteiro com foco em sujar o campo do oponente, se usar no momento certo, impede seu próprio campo de ficar sujo ao mesmo tempo suja o campo do oponente.
Mega Gallade
Types : Psychic/Fighting
Ability/Habilidade : Inner Focus
Efeito : Impede que o Pokémon fique flinchado
Utilidade : Não tem muito oque explicar aqui, M.Gallade simplesmente não vai flinchar em momento algum
Mega Garchomp
Types : Dragon/Ground
Ability/Habilidade : Sand Force
Efeito : O Sand Force aumenta em 30% o poder dos movimentos do tipo
Ground, Rock e Steel durante uma tempestade de areia
Utilidades : Não é um time comum de se ver, mas times que usam de tempestade de areia podem ser interessantes, a ability do M.Garchomp usa disso de uma forma legal, causando ainda mais dano com os types beneficiados.
Mega Gardevoir
Types : Psychic/Fairy
Ability/Habilidade : Pixilate
Efeito : Transforma ataques Normal-Type em Fairy-Type a adiciona um boost de 20% de dano, alem de pegar o stab. Isso significa que o movimento tem um aumento de Stab + Boost da ability
Utilidade : Nesse caso, pode ser preferível usar uma M.Gardevoir com Hyper Voice no lugar de Moonblast, Pixilate alem de transformar Hyper Voice em um movimento Fairy-Type, com stab, também adiciona um boost de poder ao movimento, dessa forma, mesmo que a principio Hyper Voice tenha menos power que Moonblast, ele acaba dando maior dano. Hyper Voice também é util em batalhas em dupla, por acertar os dois Pokémon oponente.
Mega Gengar
Types : Ghost/Poison
Ability/Habilidade : Shadow Tag
Efeito : Prende o Pokémon oponente em campo se ele não for Ghost-Type, Pokémon Ghost-Type não são afetados por essa Ability, também é possível sair do campo usando movimentos como u-turn ou volt switch
Utilidade : Existem algumas estrategias complexas que fazem combo com a ability do M.Gengar, mas simplificando, você pode prender um oponente em campo que não esteja dando um bom dano no M.Gengar e usar isso a seu favor , colocando o Pokémon oponente pra dormir e spammar seus golpes sem ele poder sair do campo.
Mega Glalie
Types : Ice
Ability/Habilidade : Refrigerate
Efeito : Transforma movimentos Normal-Type em movimentos Ice-Type, adiciona o bonus de stab e também um bonus adicional de x1.2
Utilidade : Essa ability torna o M.Glalie fisico bem mais viável que o especial, pois adiciona um boost enorme a alguns moves como return e Explosion
Mega Gyarados
Types : Water/Dark
Ability/Habilidade : Mold Breaker
Efeito : Ignora a ability do Pokémon oponente, seja mudança de status, precisão ou imunidades
Utilidade : O melhor exemplo que pode ser dado é a Ability Levitade, que faz com que o Pokémon não toque o chão, mesmo não tendo do Flying-Type, um Pokémon com Mold Breaker acertaria um Pokémon com Levitate com Earthquake , ignorando completamente a ability. Clique Aqui para ver todas as Abilitys que Mold Breaker Ignora.
Mega Heracross
Types : Fighting/Bug
Ability/Habilidade : Skill Link
Efeito : Movimentos que acertam entre 1 e 5 vezes como bullet seed, Pin Missile e Rock Blast, sempre vão acertar 5 vezes
Utilidade : A utilidade aqui é simplesmente dar dano. Pin Missile vai bater 5 vezes de forma que seria como estar usando um move de 125 de power, alem de ter 95% de chance de acertar, diferente do Megahorn que tem 85% de chance de acertar, e vai dar um pouco menos de dano, tendo 120 de power
Mega Houndoom
Types : Fire/Dark
Ability/Habilidade : Solar Power
Efeito : Aumenta 50% do SpATK do Pokémon em um campo com Sol, porem perde 1/8 de HP máximo todo turno
Utilidade : Pokémon ótimo para times de Sol, o boost do Solar Power faz uma boa diferença, M.Houdoom tem Speed e SpATK altos e tendo um Solar Beam no moveset que com Sol em campo, não tem o turno de carregamento, pode ser util em counterar Pokémon Water-Type.
Mega Kangaskhan
Type : Normal
Ability/Habilidade : Parental Bond
Efeito : Um ataque adicionado é dado, porem com apenas 50% do dano
Utilidade : Mais uma das abilitys com foco em dar dano, o interessante aqui é o uso de Drain Punch, por serem dois ataques, ele vai drenar uma quantidade um pouco maior do HP do oponente e consequentemente, curar um pouco mais
Mega Latias
Types : Dragon/Psychic
Ability/Habilidade : Levitate
Efeito : Pokémon com Levitate não tocam o chão, ficando imunes a certas coisas, como Spikes, Sticky Web e outros, exceto Stealth Rocks, alem de ficar imune a golpes Ground também.
Utilidades : Pokémon com Levitate são especialmente bons pra fugir de alguns golpes como earthquake, já que os Pokémon não fazem contato com o chão, acabam por não receber o dano, também são bons pra limpar o campo de spikes e outras coisas que possam estar sujando seu campo.
Mega Latios
Types : Dragon/Psychic
Ability/Habilidade : Levitate
Efeito : Pokémon com Levitate não tocam o chão, ficando imunes a certas coisas, como Spikes, Sticky Web e outros, exceto Stealth Rocks, alem de ficar imune a golpes Ground também.
Utilidades : Pokémon com Levitate são especialmente bons pra fugir de alguns golpes como earthquake, já que os Pokémon não fazem contato com o chão, acabam por não receber o dano, também são bons pra limpar o campo de spikes e outras coisas que possam estar sujando seu campo.
Mega Lopunny
Types : Normal/Fighting
Ability/Habilidade : Scrappy
Efeito : Acerta Pokémon Ghost-Type com movimentos Normal-Type e Fighting-Type, ignorando a imunidade.
Utilidade : Aqui é simples e facil, High jump kick, fake out e outros movimentos normal-type ou fight-type irão acertar os Ghosts sem problemas, você pode usar fake out pra flinchar o oponente mesmo sendo ghost ou usar um High jump kick sem medo de atacar o ar e perder HP(claro, que ainda vai depender da chance de acerto)
Mega Lucario
Types : Steel/Fighting
Ability/Habilidade : Adaptability
Efeito : Aumenta o bônus de stab aumenta para x2 em vez de x1.5
Utilidade : Ability simples, com foco em dar mais dano que o normal, usando como exemplo, um close combat usado pelo M.Lucario teria 180 de power devido ao stab, por causa da ability, close combat passa a ter 240 de power.
Mega Manectric
Types : Electric
Ability/Habilidade : Intimidate
Efeito : Diminui o ATK do Pokémon oponente sempre que entrar na frente dele em 1 Stage (x0.66)
Utilidade : Cada vez que o M.Manectric entra na frente de um Pokémon do oponente, ele vai reduzir o ATK dele enquanto ele estiver em campo, normalmente M.Manectric é usado como primeiro Pokémon a ir a campo no começo da batalha, de forma que ele já entra abaixando o ATK do oponente e podendo força-lo a trocar de Pokémon
Mega Mawile
Types : Fairy/Steel
Ability/Habilidade : Huge Power
Efeito : Dobra o ATK do Pokémon
Utilidade : Simples e fácil, dano, muito dano, caso consiga unir isso a um buff com swords dance, o dano será enorme
Mega Medicham
Types : Psychic/Fighting
Ability/Habilidade : Pure Power
Efeito : Dobra o ATK Pokémon
Utilidade : Se seu M.Medicham for full ATK, com essa Ability ele consegue pelo menos 598 de ATK sem bonus de humor, isso em um Pokémon com base 100 de Speed, com moves como High Jump Kick que vai dar um dano enorme, e fake out que pode ser usado todo primeiro turno que esse Pokémon entrar em campo e tem 100% de chance de flinchar o Pokémon oponente.
Mega Metagross
Types : Steel/Psychic
Ability/Habilidade : Tough Claws
Efeito : Aumenta o dano de movimentos de contato em x1.3
Utilidade : Aqui a coisa é simples, dar ainda mais dano que o normal, porem, só com movimentos que fazem contato no oponente
Mega Mewtwo X
Types : Psychic/Fighting
Ability/Habilidade : Steadfast
Efeito : Aumenta Speed em 1 Stage(x1.5) sempre que esse Pokémon flinchar
Utilidade : Esse Pokémon é o principal inimigo de quem gosta de usar e abusar de flinchs, sempre que o M.MewtwoX flinchar ele vai receber um buff de speed, isso em um Pokémon que já é rápido o torna ainda mais perigoso
Mega Mewtwo Y
Types : Psychic
Ability/Habilidade : Insomnia
Efeito : Impede que o Pokémon durma
Utilidade : Extremamente simples, o Pokémon não vai dormir de forma alguma, ótimo para enfrentar players que gostam de abusar de Pokémon que colocam o oponente pra dormir
Mega Pidgeot
Types : Flying/Normal
Ability/Habilidade : No Guard
Efeito : Não erra os movimentos usados, acertando até mesmo Pokémon em “estagio oculto”, ou seja, Pokémon que acabou de usar Fly, Dive, Dig, Shadow Force. Mas não ignora imunidades, ou seja, não irá acertar um movimento Normal-Type em um Pokémon Ghost-Type
Utilidade : M.Pidgeot é um Pokémon com bons status em SpATK e Speed, e com alguns movimentos bem fortes como Heat Wave e Hurricane, com essa ability, é fácil spammar golpes sem medo de errar
Mega Pinsir
Types : Flying/Bug
Ability/Habilidade : Aerilate
Efeito : Transforma movimentos Normal-Type em movimentos Flying-Type, adiciona o bonus de stab e também um bonus adicional de x1.2
Utilidade : M.Pinsir costuma ser um bom Pokémon finalizador, o quick attack boostado com stab e flying-type costuma ser ótimo pra finalizar Pokémon que estão com razoavelmente baixo. Uma curiosidade aqui é o uso do facade , facade é um move normal-type com 70 de power que dobra de power se o Pokémon que usou estiver com algum status como burn ou poison, nesse caso, facade poisoned + boost de x1.2 + stab causa um dano enorme.
Preferi remover essa parte do print abaixo, mas, se estivesse poisoned Facade daria 204% de dano
Mega Rayquaza
Types : Dragon/Flying
Ability/Habilidade : Delta Stream
Efeito : Invoca ventos fortes para o campo enquanto M.Rayquaza estiver em campo.Isso tem alguns efeitos como movimentos Ice-type, Electric-Type e Rock-Type , dão dano normal em vez de dano efetivo em Pokémon Flying-Type
Utilidade : Nesse caso, M.Rayquaza permanecerá apenas com as fraquezas do Dragon-Type , sendo x2 a Ice,Dragon e Fairy. Rayquaza é o único mega que não necessita de uma Mega Stone para Mega Evoluir, de forma que é possível usar itens de batalha variados , é normal ver M.Rayquaza segurando alguns itens como Life Orb que aumenta o dano dos movimentos ou choice scarf que aumenta bastante sua speed.
Mega Sableye
Types : Ghost/Dark
Ability/Habilidade : Magic Bounce
Efeito : Devolve pro campo do oponente coisas que deveriam sujar seu próprio campo, como stealth rock, spikes, e alguns efeitos como toxic
Utilidades : Essa ability é especialmente boa pra quem não quer perder um move ou gastar um Pokémon inteiro com foco em sujar o campo do oponente, se usar no momento certo, impede seu próprio campo de ficar sujo ao mesmo tempo suja o campo do oponente.
Mega Salamence
Types : Dragon/Flying
Ability/Habilidade : Aerilate
Efeito : Transforma movimentos Normal-Type em movimentos Flying-Type, adiciona o bonus de stab e também um bônus adicional de x1.2
Utilidade : Com o Bônus + Stab, os movimentos modificados que se tornam Flying-Type batem mais forte que movimento que são originalmente Flying-type . M.Salamence possui ainda, movimentos como Dragon Dance(movimento de Breed) que aumenta seu ATK e Speed, transformando M.Salamence em uma maquina de matar
Mega Sceptile
Types : Dagon/Grass
Ability/Habilidade : Lightning Rod
Efeito : Força todos os movimentos Electric-Type usados a atingirem sempre esse Pokémon. Ótimo para batalhas em dupla. Possui também um segundo efeito, na qual esse Pokémon se torna imune a movimentos Electric-Type e sempre que for atingido por um, seu SpATK aumenta em 1 Stage(x1.5). Porem não funciona com Judgment Electric-Type
Utilidade : Uma ótima imunidade elétrica pro seu time, o bônus de SpATK que ele recebe ao ser atingido, é bem útil em caso de ser um M.Sceptile Especial ou até mesmo caso você tenha algum movimento especial que ache necessário mesmo sendo um M.Sceptile físico
Mega Scizor
Types : Bug/Steel
Ability/Habilidade : Technician
Efeito : Aumenta em x1.5 o power de movimentos com menos de 60 de power
Utilidade : M.Scizor é um Pokémon excelente de varias formas, ele pode ser ofensivo ou defensivo, e mesmo um M.Scizor defensivo consegue dar um ótimo dano. Tendo apenas uma fraqueza e um monte de resistências, alem de bons status defensivos. É comum ver M.Scizor com Swords Dance e Bullet Punch, que é um movimento de prioridade que recebe o aumento de Power de sua ability.
Mega Sharpedo
Types : Water/Dark
Ability/Habilidade : Strong Jaw
Efeito : Aumenta x1.5 o dano de movimentos de “mordida”
Utilidade : Ability com foco em dar dano, é normal vermos Sharpedos enrolando para mega evoluir. Uma das Abilitys do Sharpedo normal, é o “Speed boost” que aumenta sua Speed a cada turno, por isso normalmente carregam o movimento “Protect” em seu moveset, é um movimento que bloqueia o dano quando usado(com algumas exceções, como a ability “Infiltrator”) e Mega Evoluindo após um ou dois buffs na speed. Movimentos afetados pela Ability.
Mega Tyranitar
Types : Rock/Dark
Ability/Habilidade : Sand Stream
Efeito : Invoca tempestade de areia pro campo por 5 turnos.
Utilidade : Essa tempestade de areia possui alguns efeitos legais. Um deles é o de aumentar a defesa especial de Pokémon Rock-Type em 50% automaticamente. Todos os Pokémon perdem 1 ⁄ 16 de seu HP máximo no final de cada turno, exceto os tipos Ground , Rock e Steel. Entre outros efeitos.
Mega Slowbro
Types : Water/Psychic
Ability/Habilidade : Shell Armor
Efeito : Impede que o Pokémon receba dano critico.
Utilidade : Não tem muito oque dizer, apenas impede que o Pokémon seja acertado por dano critico, ele sempre ira receber o dano padrão , então você não precisa se preocupar com isso.
Mega Steelix
Types : Steel/Ground
Ability/Habilidade : Sand Force
Efeito : O Sand Force aumenta em 30% o poder dos movimentos do tipo
Ground, Rock e Steel durante uma tempestade de areia
Utilidades : Não é um time comum de se ver, mas times que usam de tempestade de areia podem ser interessantes, a ability do M.Steelix usa disso de uma forma legal, causando ainda mais dano com os types beneficiados.
Mega Swampert
Types : Water/Ground
Ability/Habilidade : Swift Swim
Efeito : Dobra a Speed do Pokémon quando ele estiver em um campo chuvoso
Utilidade : M.Swampert é um Pokémon quase essencial em times de chuva, é um Pokémon com ATK bem alto, com movimentos fortes e uteis, como waterfall que tem chance de flinchar e entre outros movimentos bons.
Mega Venusaur
Types : Grass/Poison
Ability/Habilidade : Thick Fat
Efeito : Reduz 50% do dano de movimentos Fire-Type e Ice-Type recebidos por este Pokémon.
Utilidade : M.Venusaur é um Pokémon comum em vários times, seja em times de Sol quanto times normais. É um Pokémon tank com ability que o deixa ainda mais tank. M.Venusaur pode ser usado com Growth que vai aumentar seu SpATK em 1 Stage (x1.5) . Basicamente, é um Pokémon util em varias situações diferentes.
Primal Reversion
Parecido com as Mega Evoluções, a Primal Reversion também foi implementada na sexta geração.
Sua diferença em relação as megas, é que não ah um limite de “Primal Evolution” e eles evoluem automaticamente ao entrar em campo
Primal Groudon
Types : Ground/Fire
Ability/Habilidade : Desolate Land
Efeito : Invoca Luz solar extremamente forte para o campo, possui todos os efeitos normais , como aumento de 50% de dano de movimentos Fire-Type, Solar Blade e Solar Beam podem ser usados em um turno ao invez de dois. E todos os outros. Porem diferente da Luz Solar normal, aqui, movimentos Water-Type “evaporam” , de forma que não podem ser usados enquanto Primal Groudon estiver em campo. O efeito dura enquanto ele estiver em campo, diferente do normal que dura apenas 5 turnos.
Utilidade : Primal Groudon pode ser usado de varias formas, seja ofensivo ou defensivo, isso sem precisar se preocupar com movimentos Water-Type. É normal ver Rock Polish em seu moveset, é u movimento que aumenta sua speed em 2 Stages(x2) , tornando-o um Pokémon Rapido e Extremamente forte.
Primal Kyogre
Types : Water
Ability/Habilidade : Primordial Sea
Efeito : Invoca chuva forte enquanto este Pokémon estiver em campo. Possui todos os efeitos normais de Chuva , como aumento de 50% de dano em movimentos Water-Type , Thunder e Hurricane tem 100% de chance de acerto. A unica diferença é que com Primordial Sea em campo, movimentos Fire-Type são completamente apagados.
Utilidade : Primal Kyogre é um Pokémon bem completo, ótimos status ofensivos e defensivos. Você pode faze-lo ofensivo com Calm mind que aumenta 1 Stage (x1.5) de SpATK e SpDEF. Defensivo com Rest + Sleep Talk + 2 movimentos ofensivos. Com Primordial Sea em campo, os movimentos Water-Type ficam ainda mais poderosos , e Thunder fica com 100% de chance de acerto.