Tutorial : Itens de batalha
Como devem saber, existe uma infinidade de itens relacionados a batalhas, com os mais variados efeitos, tudo isso ajudando a tornar o competitivo dos jogos ainda mais variado e divertido.
E nesse post irei falar sobre alguns e ir adicionando mais conforme a necessidade.
Vale lembrar que esses itens NÃO estão presentes no jogo atualmente, esse é apenas um post de introdução a esse tipo de item, visando atualizações futuras.
Mas antes, uma breve explicação sobre quando um item, ataque ou ability diz que aumenta “stages” em algum status. O status do pokemon é multiplicado dessa forma.
1 Stage/Estagio = 1.5x
2 Stage/Estagio = 2x
3 Stage/Estagio = 2.5x
4 Stage/Estagio = 3x
5 Stage/Estagio = 3.5x
6 Stage/Estagio = 4x
1 – Choice Band – Aumenta o ataque físico do pokemon em 1.5x, porem trava o pokemon em um ataque até que ele saia de campo. exemplo – Kartana full atk adamant teria 473 de atk, com choice band , esse numero aumenta para 710(+-). Porem como eu disse, o pokemon vai ficar travado no ataque que usar até sair do campo.
2 – Choice Scarf – Aumenta speed do pokemon em 1.5x porem trava o pokemon em um ataque até que ele saia de campo.
Exemplo – Galvantula full speed timid teria 346, com choice scarf, esse numero aumenta para 519 (+-). Porem como eu disse, o pokemon vai ficar travado no ataque que ele usar até sair de campo.
3 – Choice Specs – Aumenta o Ataque especial do pokemon em 1.5x , porem trava o pokemon em um ataque até que ele saia de campo. Exemplo – Xurkitree full Spatk modest teria 489. com choice specs esse numero aumenta para 734 (+-). Porem como eu disse, o pokemon vai ficar travado no ataque que ele usar até sair de campo.
4 – Assault Vest – Aumenta a Defesa Especial do pokemon equipado com esse item em 1.5x. Porem, diferente dos choice items , quando o pokemon ta com esse item, ele não pode usar golpes que não deem dano, ou seja, você só pode usar ataques que vão dar dano no oponente. Exemplo – Goodra full spdef calm teria 438 de Spdef, equipada com Assault Vest, esse status aumenta para 657
5 – Life Orb – Esse item aumenta 1.3x do dano do ataque, porem consome 1/10 do hp total do pokemon sempre que usado. Exemplo – Um ataque que normalmente daria 76.6% de dano no pokemon oponente, esse valor aumentaria para 99.6% , e consumiria 1/10 do HP total do pokemon.
6 – Leftlovers – Todo final de turno, esse item recupera 1/16 do HP TOTAL do Pokémon
7 – Black Sludge – Se o Pokémon equipado com esse item, for tipo Poison , todo final de turno ele ira recuperar 1/16 do HP TOTAL do Pokémon, caso o Pokémon não seja tipo Poison, ele perdera 1/8 do HP TOTAL
8 – Weakness Policy – Esse item aumenta 2 Stages de Ataque e Ataque especial do pokemon, quando ele tomar um ataque que de dano efetivo. Ou seja, se o pokemon que tiver equipado com esse item tomar um dano efetivo, seu ataque e ataque especial vão aumentar em 2x. Esse item se casado com um ataque que aumenta speed do pokemon, como automatize, shift gear, dragon dance, alem de aumentar a speed do pokemon, ainda vai aumentar seus ataques. Exemplo – Dragonite Full atk e speed , Adamant tem, 403 de Atk e 259 de Speed. se você usar Dragon dance, que vai aumentar 1.5x de ataque e speed, vai deixa-lo com 604(+-) de ataque e 399(+-) de Speed, e em seguida você é atingido por um rock slide, por exemplo, ativa o item, fazendo com que o ataque aumente +2 stages, deixando o dragonite com 1008 (+-) de ataque; Obs : Esse item só funciona uma vez.
9 – Air Balloon – Impede o pokemon de tocar no chão, deixando ele imune a ataques ground, sticky web, toxic spikes, Spikes e outros.
10 – Eviolite – Esse item só funciona em pokemon que não estão totalmente evoluídos. E aumenta as duas defesas do pokemon em 1.5x, Defesa e Defesa Especial. Esse item é usado principalmente em chansey’s, fazendo com que ela aguente mais porrada que a evolução, Blissey.
11 – Focus Sash – Se o pokemon tiver de HP cheio, e tomar um golpe que o mataria em um golpe só, faz com que ele sobreviva com 1 de HP, pelo que lembro não funciona pra ataques de HOKO. Porem o item se quebra se o pokemon tomar qualquer dano, seja por um golpe do oponente, stealth rocks, spikes.
12 – Rocky Helmet – Se o pokemon atacar um pokemon que estiver equipado com esse item, o pokemon atacante vai tomar um “recuo” de 1/6 do HP total.
13 – White Herb – Esse item cancela a diminuição de status que o Pokémon receba.
Se um Pokémon estiver sobre o efeito de Intimidade(Ability) que diminui o ataque , Sticky Web(Ataque) que diminui speed, e outros, o efeito é cancelado.
Esse item é muito usado em Pokémon como Cloyster, esse Pokémon tem um ataque chamado Shell Smash, que faz com que ele aumente 2 stages de ataque, ataque especial e speed, porem diminui Defesa e Defesa especial. o White Herb, cancela os status negativos, fazendo com que o Cloyster fique apenas com os aumentos de Stage de ataque, ataque especial e Speed
Esse item só funciona uma vez.
14 – Power Herb – Esse item adianta um turno de ataques de dois turnos, como Fly, Dive, Geomancy, Solar Beam, fazendo com que o ataque seja usado no mesmo turno que usado, sem esperar o ataque “carregar”.
Esse item só funciona uma vez.
15 – Mental Herb – Quando o pokemon equipado com esse item, recebe um golpe que desabilita algo, o efeito é anulado.
Explicando , se seu pokemon tiver equipado com mental herb, e usam taunt nele, que é um golpe na qual o efeito impede o pokemon de usar ataques que não deem dano, por exemplo, seu pokemon que tem stealth rock, é atingido por taunt, ele seria impedido dede usar stealth rock, porem o mental herb anula isso, permitindo que o Pokémon use o Golpe.
Esse item só funciona uma vez.
16 – King’s Rock – Os ataques do Pokémon equipado com esse item, ganham 10% de chance de fazer o Pokémon Oponente “vacilar”, também conhecido como “Flinch”
É normal ver esse item em Pokémon que tem ataques que acertam varias vezes, por exemplo, Bullet Seed que acerta de 2 a 5 vezes, cada ataque teria 10% de chance de “Flinchar”